SUMANO MARAJOARA


Sou eu mesmo sumano, vim das correntes marítimas da baía do Marajó.
A corrente da maré é meu caminho cotidiano contra as forças do mal.

Sou filho da grande Ilha, da Iara, do boto, da aldeia Itaguari, nascido das caruanas, das pedras encantadas Cãmboa e Tãmbora.

Sumano o Marajó viverá sem um plano de desenvolvimento sustentável?
Sem a ambição do capital e dos projetos contra os marajoaras?

A biosfera do Marajó só é possível com a participação democrática e popular dos sumanos.
Os marajoaras sabem que as águas da maré vazam e enchem,  que a água-corpo-rio- é o arquipélago da VIDA.

Sou caboclo meu sumano, sou do ventre da mata e da mãe d`água, e tu boto livre marajoara, tupinambá, muara, nuaruaque, aruã.

Aprendi a remar contigo contras as correntezas da mediocridade e da arrogância do capital.


Itaguary


Belém, 07 de Fevereiro de 2009.


Para o Poeta Juraci Siqueira meu inspirador nos caminhos das palavras e meu mano Marajoara, Ele de Afuá e eu de Ponta de Pedras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anel de Tucumã